domingo, 24 de abril de 2011

O universo em uma casca de noz

Bom,esse livro é indiscutivelmente incrível para todos que gostam de física,mas minha abordagem não terá nada a ver com o livro,e sim com o que eu acreditava que o livro abordava quando era mais nova.Todos já devem ter notado a semelhança de uma noz com o cérebro humano,e era sobre essa análogia que eu imaginava que o autor falava.(haha,sim é idiota.)

Sempre acreditei que nosso cérebro era um universo a parte,algo fantastico que nos permite viajar pelo mundo,apenas ao fechar os olhos,que permite ter toda a percepção do que nos cerca e apartir disso ter uma única abordagem pessoal,pensamentos,sentimentos,tudo isso gerado por um mecanismo que até hoje não entendemos direito.


Como ocorre o armazenamento de memõrias,informações,imagens,e como tudo isso é processado de forma que permite o resgate desses dados por meio de associações?O cerébro é algo que me fascina,pois até hoje não entendemos bem o seu funcionamento,a origem dos sentimentos,a função deles,seria tudo apenas resultado de reações quimicas ou algo além disso?Seria a mente diferente do cérebro?

Diversas teorias tentam explicar isso,mas nenhuma obteve resultado até hoje,muitos acreditam que é impossível realizar estudos com uma boa precissão,pois para decodificar pensamentos,a pessoa que esta sendo analizada deve ser totalmente sincera sobre seus pensamentos e sentimentos,e nem sempre isso é possível,pois o subconsciente pode influenciar nisso.Ao verificar as áreas cerebrais que são ativadas durante um dado pensamento,nunca se sabe o que isso significa exatamente para a pessoa,e quais memórias são resgatadas ao pensar nisso,então é algo extremamente complexo.

Não acho que seja impossível,mas com certeza não será fácil,de qualquer forma espero contribuir para isso no futuro,é uma área que tenho um grande interesse.

2 comentários:

  1. Legal, é tao bom quando fazemos algo que nos encanta e nos fascina, confesso que lendo seu texto até eu me encantei e me senti seduzida... Afinal, grandes mistérios sao tao atraentes. Futuramente, nós, seus amigos, poderemos ler seus artigos e falar para os outros ''eu estudei com ela'' =D

    ResponderExcluir
  2. Não era esta a analogia, mas também é excelente. Afinal, se há alguma coisa que pode se comparar ao universo, seja em complexidade, seja em poder de fascinação, é o cérebro humano.
    O problema central é que para criar as máquinas necessárias para pesquisá-lo, para analisar os dados que coletamos usamos justamente nosso cérebro. O mais complexo que ele seja para poder interpretar as informações, mais complexo ele fica para ser estudado.
    Mas este paradoxo, como qualquer obstáculo imposto à ciência, só dá impulso para pesquisas. Afinal, saber um pouco sobre o cérebro humano (ou sobre o universo) já é saber bastante.

    ResponderExcluir