O desenvolvimento da personalidade do individuo é um processo lento,assim como o seu amadurecimento emocional.Muitas pessoas ficam estagnadas em um estágio intermediário,pois não foram capazes de atingir o nível normal de autoconhecimento.
O autoconhecimento envolve a questão de se conhecer o bastante,para saber quando uma crítica é válida,quem somos e o que objetivamos ser,quando alguém não desenvolveu o suficiente esse lado,é difícil destingir uma crítica válida,de uma inválida,a pessoa se sente ofendida por tudo,pois não tem um escuto emocional que a proteja de ofensas externas,ou filtre o conteúdo.
Possivelmente isto gera um quadro de insegurança muito forte,e cada pessoa lida de forma diferente com isso.
Alguns preferem se esconder ao máximo,caracterizando uma timidez excessiva,outros preferem criar mecanismos que façam o outro sempre se sentir inferior,ridicularizando e supervalorizando os defeitos alheios.
O segundo caso é mais complicado de lidar,uma vez que pode gerar diversos conflitos,e inclusive é a origem de problemas como o bullying.Tais pessoas chegam a beirar um egoísmo profundo, preocupando-se apenas com o seu bem estar,pois foram acostumadas dessa forma,e muitas vezes para se sentirem bem,precisam fazer o outro se sentir mal,permitindo que estes sintam-se superiores,por serem capazes de causar o mal.
Para lidar com pessoas desse tipo,é necessário entender o quanto primitivo é o mecanismo de defesa destes,e tentar compreender a origem disso tudo.Tais pessoas são extremamente sensíveis,qualquer crítica pode ser motivo de revolta,vingança...Mesmo quando não passa de uma brincadeira.
Todos nós somos inseguros,não é possível ser totalmente seguro de si,mas é necessário saber reconhecer aquilo que é real ou não,para que possamos aprimorar nossas características,e dessa forma,alcançar nossos objetivos,Por isso o conhecimento de si mesmo é algo fundamental para todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário