quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Códigos e raciocínio

Com exceção do ser humano,a maioria,ou poderia dizer,todos os animais se ''comunicam'' utilizando uma linguagem semelhante,que varia de acordo com a espécie,mas os indivíduos da mesma espécie desenvolveram uma linguagem igual,independente do lugar que habitam.
Já ps seres humanos,devido ao isolamento geográfico,desenvolveram linguagens diferentes em cada lugar.Todo o nosso raciocínio se dá através da associação de símbolos,que utilizamos para formular nossos pensamentos.Acreita-se que a linguagem esteja diretamente relacionada com a inteligência,e o desenvolvimento da racionalidade,e por apresentar uma linguagem mais desenvolvida,o ser humano é considerado um animal racional.
É interessante notar,que qualquer lugar do mundo temos palavras que apresentam um significado semelhante,inclusive para sentimentos,que até hoje temos dificuldade de distingui-los e percebe-los,pois envolvem sensações fisiológicas muito difíceis de serem descritas a uma outra pessoa,e podem inclusive mudar de pessoa para pessoa.
Nosso cerébro foi terinado para associar imagens a palavras.Um pensamento formado apenas por umagens,possivelmente seria mais lento e menos eficiente.Já a combinação de ambos,ou só o uso da linguagem,permite uma velocidade maior de raciocínio além da possibilidade de desenvolver conceitos abstratos,que não envolvem diretamente imagens.


Obs: Agradeceria muito caso você,após ler esse texto e os anteriores,comentasse a sua opnião a respeito,devido aos vestibulares que vou prestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário